quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Oeiras Internet Challenge: Regras do Jogo

Apresentação


O Torneio Oeiras Internet Challenge pretende ser um evento dirigido prioritariamente ao público juvenil. O principal objectivo do Torneio consiste em atrair públicos às Bibliotecas Municipais de Oeiras para participar num desafio em redor das tecnologias de informação e da pesquisa de informação na Internet, articulando investigação e componente lúdica.

Etapas do Torneio


1. O Torneio tem início com 56 equipas formadas por 2 elementos, maiores de 13 anos. Integram estas equipas apenas indivíduos residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho de Oeiras. Das equipas de participantes do Torneio não farão parte funcionários ou familiares de funcionários da DBDI – Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação.

2. A participação no Torneio implica a apresentação dos seguintes documentos: Bilhete de Identidade; documento comprovativo de residência, estudo ou trabalho no concelho de Oeiras (exemplos: recibo água ou energia ou cartão de estudante ou documento do emprego) e ainda, no caso de menores de 18 anos é necessária a apresentação de autorização do encarregado de educação.

3. Este Torneio Oeiras Internet Challenge consiste num processo de 5 etapas eliminatórias repartidas ao longo do dia 24 de Novembro, de acordo com a seguinte estrutura:

Eliminatória: 7 Séries de 8 Equipas, cada uma realiza 1 Questionário composto por 10 questões (duração de 20 minutos) com a finalidade de apurar as melhores 2 equipas de cada série e os 2 melhores 3ºs lugares das 7 Séries;

Eliminatória: 2 Séries de 8 Equipas, cada uma realiza 1 Questionário composto por 20 questões (duração de 30 minutos) com a finalidade de apurar as melhores 4 de cada Série;

3ª Eliminatória: 1 Séries de 8 Equipas, cada uma realiza 1 Questionário composto por 25 questões (duração de 30 minutos) com a finalidade de apurar as melhores 4 de cada Série;

Semi-Final: 2 Séries de 4 Equipas, defrontam-se em duas provas no formato de confronto directo, nas quais terão de resolver um grupo de questões temáticas entre Música & Artes do Espectáculo, Artes & Literatura, Desporto & Lazer, História e Ciências (a seleccionar previamente através da equipa contrária) e tendo como finalidade o apuramento das 2 melhores da Série;

Final: 1 Série de 2 Equipas, defrontam-se numa prova em formato de confronto directo, na qual terão de resolver um grupo de questões temáticas entre Música, Literatura, Desporto, História e Ciências (a seleccionar previamente pela equipa contrária) e tendo como finalidade o apurar da equipa vencedora do Torneio.

4. A equipa de árbitros é constituída por 2 elementos da equipa envolvida na organização do evento Oeiras Internet Challenge e por 1 elemento externo que assume o papel de Presidente dos árbitros (colaborador da FDTI - Fundação Divulgação Tecnologias de Informação). O Grupo de Árbitros possui as seguintes funções:
  • Inspeccionar e controlar respostas e tempos de resolução de cada prova;
  • Verificar e validar resultados de avaliação e classificação;
  • Apurar as equipas que transitam às fases seguintes, até ao culminar na equipa vencedora.

5. A avaliação a aplicar em cada um dos Desafios envolve os seguintes critérios:

  • A cada resposta certa correspondem 10 pontos;
  • A partir da duração prevista de 20 minutos (1ª eliminatória) ou 30 minutos (2ª e 3ª eliminatória), por cada 15 segundos de acréscimo a este tempo equivalem 5 pontos de penalização;
  • A verificação e validação dos resultados de avaliação é efectuada presencialmente pelos membros do grupo de árbitros que acompanham a prova;
  • Após validação de resultados por parte dos membros do grupo de árbitros, a equipa procede ao envio de uma mensagem de e-mail contendo um relatório discriminativo do tempo aplicado e do número de respostas certas obtidas durante a prova;
  • Nas provas da Semi-Final e Final a avaliação é efectuada de acordo com um processo de apuramento à melhor de 5, sendo que a equipa vencedora das provas é identificada através da melhor pontuação obtida com base no número de respostas certas.
  • A fim de apurar a equipa classificada em terceiro lugar realiza-se uma prova que antecede a Final, com metodologia idêntica às Provas da Semi-Final e Final, no entanto envolvendo apenas uma única questão e segundo o processo de “morte súbita”.

6. A todos os inscritos no Torneio Oeiras Internet Challenge serão atribuídos prémios e brindes, distribuídos de acordo com a seguinte tipologia:

1º Prémio
- Dois Computadores Portáteis –
DELL Computers - D531 Mobile AMD Sempron 3600
- Duas Mochilas para Portátil - CMO
- Dois Conjuntos de Livros
Bulhosa Books & Living
- Dois Cartões Cliente Bulhosa Books & Living (descontos 10%)


2º Prémio
- Dois Computadores Desktop – DELL Computers – OptiPlex 330 MT Core 2 Duo E4400
- Dois Conjuntos de Livros
Bulhosa Books & Living
- Dois Cartões Cliente Bulhosa Books & Living (descontos 10%)


3º Prémio
- Dois Computadores Desktop –
DELL Computers – OptiPlex 330 MT Pentium Dual Core E2140
- Dois Conjuntos de Livros
Bulhosa Books & Living
- Dois Cartões Cliente Bulhosa Books & Living (descontos 10%)


4º Prémio
- Duas Impressoras –
DELL Computers – Dell Photo All-In-One Inkjet Printer 946
- Dois Conjuntos de Livros
Bulhosa Books & Living
- Dois Cartões Cliente Bulhosa Books & Living (descontos 10%)


Prémios de Participação
3ª Eliminatória - Ratos
Sapo e Mousepad’s Sapo
2ª Eliminatória - Memórias USB Sapo
1ª Eliminatória - T-Shirt’s e Bússolas Sapo e CMO


Prémios Especiais
- Leitores/Reprodutores Mp4 CMO


Prémios Surpresa (público visitante)
- T-Shirt’s, Mousepad’s e Memórias USB Sapo e CMO

7. A inscrição na iniciativa Oeiras Internet Challenge implica a aceitação das Regras do Jogo anteriormente detalhadas.

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